Praias

Maresias

 

Uma das praias mais procuradas e badaladas do litoral norte de São Paulo. Os jovens a preferem pelo seu agito e pela turma descolada que a frequenta.

Maresias é referência mundial do Surf, sediando campeonatos nacionais e internacionais. Seu mar é agitado, mas com ondas perfeitas. Possui uma excelente infraestrutura para atender aos seus frequentadores, contando com shopping, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, Beach Clubs, pequenos mercados e diversas barracas na praia.

Sua areia clara e fofa faz limite com diversas casas e sofisticados condomínios. De frente para o mar existe uma praça central com pista de skate.

Paúba

 

O acesso à praia é feito por meio de ruelas estreitas que passam pelas casas dos moradores locais.

 

Paúba lembra uma pequena vila de pescadores, porém com infraestrutura de bares, restaurantes e diversos quiosques que atendem aos visitantes na praia.

 

Com extensão relativamente pequena, sua faixa de areia possibilita a prática de futebol, vôlei de praia, pesca, caminhada e outras atividades.

Santiago

 

A praia de Santiago é um refugio para os amantes da natureza e da tranquilidade. Pequena e cercada por muito verde, possui águas cristalinas com parceis bem próximos à praia que proporcionam aos adeptos do mergulho um visual submarino deslumbrante. Em seu canto direito o visitante pode se refrescar em uma bica natural de água doce.

 

Localizada em um bairro residencial, Santiago oferece opção de alimentação apenas nos quiosques instalados na praia e um camping para os mais aventureiros.

Toque-Toque Pequeno

 

Uma pequena baía cercada pela Mata Atlântica. A antiga vila de pescadores tem como referência seus belos condomínios residenciais, que se caracterizam pela ausência de muros e proporcionam um aspecto familiar à praia.

 

Paralelamente, Toque-Toque Pequeno mantém vivo todo o encanto tradicional dos pescadores da cidade, que comercializam seus peixes na própria praia. Além disso, a pequena capela construída no início do século passado preserva a memória dos antigos ocupantes da vila.

Toque-Toque Grande

 

Toque-toque Grande é uma simpática vila de pescadores, núcleo da pesca artesanal do município, que convive em paz com as belas casas de veraneio.

A praia de areia grossa tem todo um charme rústico, que atrai pela beleza de sua baía e também pelo visual para a ilha de Toque-toque Grande.

Por causa das águas cristalinas e calmas, o local é ideal para a prática do mergulho, Stand-up Peadle e pesca esportiva. Em frente à praia há uma linda pracinha que abriga a tradicional capela caiçara.

Outro atrativo é a majestosa cachoeira localizada na entrada do bairro, às margens da rodovia, que encanta os visitantes.

Boiçucanga

 

Boiçucanga é uma praia em formato de ferradura, com mar agitado e areias claras.  Com grande infraestrutura, o bairro possui centro comercial, campings, pousadas, hotéis, restaurantes, bares, supermercados e shopping center.

O nome Boiçucanga é de origem indígena. Trata-se de uma associação dos nomes 'Boi' (cobra), 'Açu' (Grande) e 'Canga' (cabeça). A cobra de cabeça grande seria a serra que separa Boiçucanga do restante do município.

No verão, a praia de Boiçucanga é contemplada com o mais belo pôr do sol do litoral. Boiçucanga é uma das poucas praias do país onde o sol se põe no mar, tingindo o horizonte. Isto acontece no canto direito da praia, em um cenário maravilhoso que inclui as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e das Couves.

 

Calhetas

 

Pequena península localizada entre os bairros de Toque-toque Grande e Toque-toque Pequeno, pode ser considerada um pedaço do paraíso. Por ter acesso restrito, é uma praia rústica e sem infraestrutura, apesar de habitada por veranistas. A entrada é feita por um condomínio fechado, localizado às margens da rodovia SP-55. Da estrada até a praia são aproximadamente 10 minutos de caminhada, porém o contato com a natureza e a linda vista para o mar recompensam o esforço da descida. Com vegetação nativa, areia clara e mar pouco agitado, a praia possui uma beleza exuberante e à sua frente é possível avistar a Ilha de Toque-toque Grande, o que torna a paisagem ainda mais paradisíaca. Para completar o cenário, Calhetas tem uma cachoeira com queda de mais ou menos 40 metros. Cercada pela Mata Atlântica, é um passeio que vale a pena para quem não tem pressa e valoriza o contato com a natureza.

Praia da Baleia

 

A praia da Baleia é plana e extensa. Sua areia dura e branca é perfeita para a prática de vários esportes, além de caminhadas e passeios de bicicleta. As águas calmas e cristalinas tornam a praia ideal para toda a família.

 

No canto direito, conhecido por “canto mágico”, a água fica mais agitada, tornando o local bastante frequentado pelos surfistas. Para quem está iniciando, existem diversas opções de escolhinhas de surf.

 

Os acessos à praia da Baleia são pelas praias de Camburi e Barra do Sahy.

Cambury e Camburyzinho

 

Cambury é outro espetáculo da natureza. Com suas areias brancas e finas e o mar límpido, que mescla cores do verde esmeralda ao azul Royal, Cambury forma uma das mais belas paisagens do litoral.

A praia ainda conta com outro atrativo que é uma península dividindo-a e formando a pequena praia de Camburyzinho. Além das belezas naturais, o bairro possui características rústicas e, ao mesmo tempo, sofisticadas, por causa de sua estrutura de hospedagem, restaurantes de alto padrão, shoppings e casas noturnas. A praia é também reduto de praticantes do frescobol, futvolei e surf.

Rodeada pela Mata Atlântica, os amantes do ecoturismo também têm um roteiro garantido por cachoeiras e trilhas localizadas no sertão do Cacau. 

Barequeçaba

 

Bem conhecida, a praia de areia dura e acinzentada com mar calmo é ideal para famílias e também para a prática de esportes como futebol, vôlei de praia, caminhada, frescobol, ciclismo, futevôlei, paraglider, kitesurf e mergulho.

 

Situada próxima ao Centro Histórico de São Sebastião, a comunidade conserva a tradição da pesca e seu artesanato pode ser encontrado na beira da estrada onde há também uma fazendinha responsável pela comercialização de produtos lácteos frescos.Por fim, Barequeçaba mantém boa infraestrutura com hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Guaecá

 

A praia tem uma beleza encantadora com areias claras e finas, além de águas verdes e transparentes.

Guaecá é longa e estritamente residencial – no local não há um tipo de comércio sequer ou infraestrutura turística, daí ser um bom refugio às famílias que buscam por tranquilidade.

Durante as noites de verão a natureza revela o belo espetáculo da ardentia (espécie de plâncton), tanto na areia como no mar que ficam salpicados de pontinhos de luz verde fosforescente.

O canto norte, ao lado esquerdo da praia, o mar apresenta arrebentação forte e por isso atrai muitos surfistas; já do meio ao canto direito o mar é bem mais tranquilo.

Do morro entre Guaecá e Barequeçaba uma aventura esperam pelos visitantes, pois dali salta praticantes de asa delta e paraglider.